Pergunta: Mas afinal o que é ser um vencedor?
Eu sou formado em administração e na minha área não faltam discursos sobre ser um vencedor, sobre como alcançar o sucesso. Existem vários "cases" contando como pessoas chegaram ao tão sonhado sucesso, sobre como venceram, sobre como tornaram-se grandes líderes etc.
Mas, como "filósofo" que sou (rsrsrs) não consigo deixar de questionar isto. O que é ser um vencedor?
É ganhar muito dinheiro? Ter muitas empresas? Ter muitos subordinados? É um título? Um cargo importante? Um valor na conta bancária? Um relacionamento estável? Uma linda família? Comprar uma casa? Uma grande carreira acadêmica, com certificados pendurados na parede?
"Certificamos que Everton Hoffelder é fodão!"
Talvez seja tudo isso. Ou talvez não seja nada disso, ou seja algumas coisas combinadas...Talvez seja fazer o que você quer, ou talvez deixar de fazer o que quer pra fazer o que precisa. Quem merece o mérito?
Não tenho a resposta.
Algumas vezes não me considero um vencedor, pelo simples fato da minha vida não ser como a alguns anos atrás eu imaginava que seria. Outras vezes me considero vencedor, porque apesar de até agora não ter realizado o que eu queria, também não fiquei parado, fiz o que pude fazer com as circunstâncias que apareceram. Será? Será que eu fiz tudo o que eu pude?
E será que é pra isso que estamos aqui? Pra vencer? Vencer o que? O cara que é dono de uma multinacional venceu aquele que trabalha na produção? O cara que casou e teve dois filhos venceu aquele que ficou solteiro?
Quem é o juiz que decidiu isso?
Talvez esse juiz seja a vaidade. Talvez ninguém faça a menor ideia do que está fazendo. Talvez todo mundo só siga a correnteza.
Começo a pensar que estamos aqui para viver, e só isso. O dono da multinacional vai viver e o cara da produção também vai viver. As experiências serão diferentes? Sim, externamente com certeza. Mas no fim das contas não é o externo que vale, apesar do juiz quase sempre só enxergar isto.
Quem pode afirmar que alguém muito rico teve durante a vida experiências mais interessantes que alguém muito pobre? É bem relativo, porque depende do que pessoa absorve dessas experiências. Nada contra pessoas ricas, afinal, quem não quer ser rico? Eu quero. rsrsrs.
Pra mim, o sucesso neste exato momento, seria encher a minha mochila, pegar um avião, ou um ônibus, que seja, e ir pra qualquer lugar que eu ainda não conheça. Vou fazer isso? Não.
Quem sabe eu sou um perdedor por não fazer, ou quem sabe eu sou um vencedor por lembrar que eu tenho responsabilidades que assumi e não posso simplesmente deixar de lado.
Realmente não tenho essas respostas. Acho que, pelo menos por enquanto, não sou vencedor nem perdedor, sou alguém tentando entender um pouco dessa bagunça, tentando entender onde eu me encaixo nisso tudo...rsrsrs.
Abraço.
Um comentário:
Muito bom, adorei o texto. Vencer para mim é conseguir viver cada dia como se fosse o único e estamos aqui na Terra com uma missão para cumprir!
Postar um comentário