Impressionante como sempre temos o que aprender. Por mais que eu pense algumas vezes que entendo das coisas, quando paro pra refletir percebo que entendo pouco.
Autoconhecimento. Acho que a grande maioria das pessoas nunca parou pra pensar no assunto. Quando eu tomo alguma atitude, eu procuro pensar no motivo que me levou a fazer aquilo.
Então, eu procuro sempre me avaliar pelos meus sentimentos e pelas ações que eu tomei em relação a esses sentimentos. Sim, porque o que define a pessoa que eu sou é o que eu sinto e o que eu faço em relação ao que eu sinto. Ex: Eu posso sentir raiva, todo mundo sente. Mas não posso sair por ai distribuindo socos ou insultando e magoando as pessoas. É por isso que dizem que nós, seres humanos somos “racionais”, podemos decidir o que fazer com o que sentimos. Embora eu acredite que infelizmente a maioria das pessoas não faça isso.
Ninguém está livre de ter qualquer tipo de sentimento, seja ele positivo ou negativo. O que define o caráter de alguém é a capacidade de decisão sobre o que fazer com aquele sentimento. Nem sempre é fácil, mas sempre é possível.
Essa semana aconteceu uma coisa que eu considerei digamos “insensível” (hehe) por parte dos meus amigos. Bom, fiquei chateado, triste, me senti excluído, enfim... Minha cabeça e meu coração entraram em curto. Depois de conversar com eles e pensar bem, percebi que na verdade também me deixei levar por sentimentos não muito nobres, como ciúmes e insegurança.
Acredito que eles não tiveram intenção nenhuma de me excluir, eu é que me senti excluído, e acabei exagerando na cobrança. Eu podia simplesmente ter falado: Pô galera, mandaram mal ein. E pronto. Mas ao invés disso fiz um drama gigantesco, demorei pra falar com eles, fiquei me remoendo em paranóias, fui falar dois dias depois. Eu vivo fazendo isso e nem percebo que só me faz mal. Como eu disse, os sentimentos eram só meus e agora entendo isso. As vezes a gente mesmo se prejudica.
Autoconhecimento é o canal. Se você conhece suas fraquezas, e também qualidades, fica bem mais fácil levar a vida. Vivendo e aprendendo.
Mas galera, se acontecer uma dessa de novo, vão tudo apanhar. Haeuaueaue, zuera, só fiquei assim porque gosto muito mesmo de vocês, se eu não me importasse nem tinha reclamado de nada e nem ia ligar de vocês irem sem mim. Então por favor, perdoem as minhas paranóias. ;x ♥
_____________________________________________________________________________
Mudando de assunto...(eu deveria fazer dois posts mas foda-se, vai ficar um post grande mesmo).
To meio de saco cheio da internet. Sério. Faz tempo já que eu percebo que a Internet tem vantagens pra várias coisas mas também tem muita cultura inútil e muita baboseira. Acho que estou ficando velho e ranzinza. Rede social mesmo eu praticamente nem abro mais. Não tenho paciência, é um tempo que pretendo começar a ocupar com outras coisas.
Sei lá. Tenho pena das novas gerações. Que bom que na minha infância não tinha internet. Bom era ficar na rua com gente de verdade.
Creio que estou deixando a adolescência. Rsrsrsrs. Sempre fui meio atrasado mesmo. To afim de viver a realidade. Chega de pensar em coisas sem noção. Eu falo da vida mas na verdade sei quase nada da vida real. Ainda moro com os meus pais, e por isso tenho espaço na mente pra ficar me preocupando com bobagens.
Não tenho noção do que é viver de verdade, ter aquela responsabilidade total sobre a minha própria vida! E isso ta começando a me aborrecer. Acho que preciso tomar providências.
Abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário